quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A arte de fazer olhos de bambi

Fazer olhos de bambi é uma arte antiga praticada por todo o mundo.
Os verdadeiros especialistas são as crianças:
É ver os olhos delas crescerem e piscarem, a voz ganhar a doçura de harpas celestiais, e o seu ar de puto reles transformar-se numa auréola de luz enviada por Deus, justamente no momento em que lhes íamos prendar as bochechinhas com dois bufardos quentinhos.
Isto porque o menino de sua mãe (que não "jaz morto" nem "arrefece" no "plaino abandonado", muito pelo contrário até) decidiu brincar aos artistas contemporâneos nas paredes aborrecidamente brancas do corredor lá de casa, com os seus marcadores novos.

Mas a arte de fazer olhos de Bambi  também é utilizada bastante amiúde (tenho usado esta palavra muito amiúde ultimamente) pelos adultos. É ver essas carinhas ganharem, a pouco e pouco, a expressão de Basset Hound, e dizerem:

Num serviço público:

"Se dependesse de mim!!tsss! Mas não!! Não lhe posso fazer isso...mas olhe... vou-lhe dar uma informação que até nem lhe devia dar...porque quero mesmo ajudá-lo. Eu nem lhe devia dizer isto...fica entre nós...isto é off the record ok?"


Numa relação amorosa:

"Então fófinha!! Disculpami!! Vá lá! Aquilo não significou nada para mim!! Foi um erro...uma fraqueza. Tu sabes que eu só te quero a ti!!...
...vamos casar amor!"


Num tribunal (esta é a mais ficcionada de todas):

"Sabe como é Sr. Juíza...Sr. Meretíssima... estavamos num clima de festa...tinha três amigos a fazer anos ao mesmo tempo, e ainda por cima era o dia da Restauração da Independencia!! E isso é um dia que tem que ser festejado Sr. Juíza... Meritíssima aliás... É que senão estavamos todos para aqui a falar espanhol! E nós sabemos como eles falam alto como o "rais-que-os-parta!!" E depois Portugal já não era assim sossegadinho... E depois é que por aqui não há transportes públicos nem táxis... e não tenho amigos lá para os meus lados...e eu sentia-me bem. Até o Sr. agente estranhou acusar tanto! Até as minis no meu estômago se admiraram do efeito que fizeram...mas o problema foram aqueles shots em memória dos combatentes da Restauração!! Mesmo antes de vir...foi isso... Sr. Juíza...Meritíssma aliás!! Mas eu aprendo com os meus erros...toda a gente me gaba disso... Agora já sei que tenho que ter mais cuidado. Isto nunca me aconteceu antes...mais... nunca mais acontecerá. Nunca mais...
...A Sr. Juíza está muito calada...
...não diz nada?

Digo pois...

...três meses sem conduzir e leva um puxãozinho de orelhas em vez da multa que é para aprender, e não diga que não sai daqui satisfeito!!*"


*Traduzido pelo autor de Linguagem Judícial para Línguagem Corrente.

Sem comentários:

Enviar um comentário