sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O prazer de acordar numa sexta.

À sexta acordamos com um pensamento que nos sussurra aos ouvidos algo como: "Tenho uma boa notícia para tí...amanhã é sábado e hoje só te deitas à hora que a Rambóia deixar."
E aí vamos nós. Saltamos da caminha quentinha, e em bicos-de-pés, porque o chão está frio comÓ ..arálho, vamos até à casa-de-banho. Os mais cautelosos fazem xíxí sentado, os mais seguros de sí fazem-no de pé segurando-a só com uma mão, enquanto coçam o cú com a outra. Como hoje é sexta, a maior parte de nós assobia (nesta altura provavelmente uma canção da última gala do Ídolos), enquanto trata da sua higíene pessoal.
Limpinhos e cheirosinhos, qual carro a saír do stand, passamos à etapa seguinte: o "piqueno-almoço".
E ai meu Deus, o nosso piqueno-almoço é tão piqueninho e tão portuguesinho...

Meia-de-leite e pão com manteiga...

...ou na melhor das hipóteses uma torrada com manteiga derretida (se há coisa que não somos mitras é na manteiga, é manteiga derretida a escorrer-nos da beiça ao umbigo, das mãos aos cotovelos).

Nada parecido com os cáfés-dá-mánhá dos brasileiros da Globo. Eles é suquinho dí goiába, eles é suquinho di papaia, eles é bólinho com cáfé, eles é frutinha freisca, eles é o sol da manhá bánhando di luix toda fámília reunida. E sempre chega o cara atrasado pô cáfé-dá-manhá qui dix: Bommmmmm txiiiáááá´fámílía!!!
ao que a família responde: Booooommmm txiiaaa filhão!!! senta aí cuá gentxi!
Nós cá é mais:
"Anda lá moço come essa merda que já 'tamos atrasados! Engole lá a puta da torrada! bou pondu carro a trabalhar que tá um frio de escachar...foda-se! merda de Inverno que num bái imbóra...sempe a chuber sempe a chuber sempe a chuber sempe a chuber..."

E lá entramos no carro ainda a mastigar a miserável torrada, mais torrada que outra coisa qualquer.
Mas acontece que hoje é sexta, e nada nos vai roubar o assobio.
Chegamos ao trabalho com cara de rapaz-de-bem-cua-bida, quase com cara de apaixonados, e dizemos bom dia aos colegas. Eles lá vão respondendo (sabes que respondem porque lês bem os lábios). De súbito alguem pergunta:

"Viste aquele acidente ontem na A4?...Foda-se que cena pá...5 mortos, viste como ficou o carro?...Todo fodido, parecia um bolo de metal! Acho que dois ficaram encarcerados durante duas horas, mas estavam todos fodidos, parece que tinham o corpo cortado a meio...outros dois ficaram todos queimados, e um acho que foi projectado para o outro lado da auto-estrada e parece... dizem... pelo menos foi o que me disseram...ou lí em algum lado...não interessa... que encontraram a cabeça de um deles na berma do outro lado da auto-estrada, mas já estava morto. Aquela merda era só sangue por todo lado. Eu cá para mim o que se passou foi isto..."

E lá tens tu que aturar as putas das teorias de cada um...

"Para mim acho que foi o gajo que ia a dormir"       "Ó pá eu para mim naquele sítio...o gajo tinha que ir distraído a falar ao telemóvel"       "Atenção que aquela curva não parece mas é manhosa"       "Eu para mim o gajo vinha a fazer uma "ultrapasságe""...

E eis que alguém me pergunta o que é que eu acho, ao que respondo sem grande lirísmo:

"Quero que se foda essa merda"...

Mas não me ouviram, porque entretanto já estavam a dissertar sobre o Haiti, que a culpa é dos "amaricanos" e "num-sei-quê"...

Ufa!...é sexta! É Deus no céu e a sexta na Terra.

Um fim-de-semana lânguido e sereno para vôces.

2 comentários:

  1. O meu não vai ser muito sereno, porque depois de 1 mês sem ver a famelga vou ouvir os: "ai tás tão magra!!! Não comes nada!!!" e fazer as visitas à avó, tia, tio, afilhada, afilhado... e às amigas! E ter uma noite de Sábado que se espera muito boa! Perfeita para tirar e esquecer (mas não esquecer muito vá, que não se pode chegar a tal estado) as amarguras da vida! ;)

    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. hehe
    enfim se não vai ser sereno pelo menos que seja lânguido, que ainda não estou seguro do que significa, mas soa muito bem.

    Bom sábado à noite vá...

    ResponderEliminar